A Educação a Distância, vem a cada ano ganhando mais espaço e maior procura pelos brasileiros, vencendo a cada ano mais paradigmas de que não seria um método de ensino completo e com a ajuda da atual globalização e da tecnologia sendo tão completa quanto qualquer curso presencial, com isso, método vem cada vez mais encurtando as distâncias devido as atuais facilidades virtuais e até mesmo físicas de vencer todas essas barreiras.
Pensa-se que a educação a distância é algo novo, entretanto, ela é conhecida desde o século XIX mas somente nas últimas décadas começou a fazer parte da atenção pedagógica, mas podemos afirmar que as cartas marcaram o início de tudo isso conforme a professora Fátima Guerra, especialista em ensino a distância em entrevista para a CEAD, e segundo Lobo Neto, um grande marco foi um anuncio publicado na Gazeta de Boston em 20 de março de 1728 pelo professor de taquigrafia Cauleb Phillips que dizia: “Toda pessoa da região, desejosa de aprender esta arte, pode receber em sua casa várias lições semanalmente e ser perfeitamente instruída, como as pessoas que vivem em Boston”. (LOBO NETO, 1995).
Em 1856, em Berlim, foi fundada a primeira escola por correspondência que se destinava ao ensino de línguas, por Charles Toussaint e Gustav Langenscheidt, em 1891 se iniciou o Inicial Correspondence Institute que tratava de segurança de trabalho e ainda esse ano a administração da Universidade de Wisconsin aceitou a proposta dos professores organizarem cursos por correspondência.
Esses e muitos outros exemplos nos mostram como o ensino por correspondência foi essencial para o início e sucesso do ensino a distância principalmente no século XX
O aperfeiçoamento do correio, agilidade nos meio de transporte e sem sombra de dúvida o desenvolvimento da tecnologia juntamente com os meios de comunicação influenciaram, e ainda influem na educação a distância. O Rádio teve muito sucesso com experiências nacionais e internacionais e após as décadas de 1960 e 1970, a tecnologia deu grandes saltos desde então com a televisão, o áudio e o videocassete, transmissões via rádio, vídeo textos, computador e atualmente a tecnologia de multimeios.
No Brasil, houve relativo sucesso desde a fundação do Instituto Rádio-Monitor em 1939 e depois do Instituto Universal Brasileiro em 1941 que é um dos pioneiros no Brasil em EaD. O Ead no Brasil teve grande disseminação em todo o século XX e até hoje, como os grandes projetos.
Em 1904 escolas internacionais que eram instituições privadas ofereciam cursos pagos a correspondência.
Em 1934 Edgar Roquete-Pinto instalou a Rádio Escola Municipal no Rio de Janeiro, os estudantes tinham acesso prévio as aulas através de folhetos e a correspondência era usada para contatar os alunos.
Em 1939 surgiu o Instituto Universal Brasileiro que é um dos maiores pioneiros em EaD no país, começando com cursos por correspondência geralmente cursos livres e supletivos e hoje em dia com cursos técnicos e profissionalizantes
Em 1941 foi inaugurada a primeira Universidade do AR que durou dois anos mas voltou em 1947 patrocinada pelo Senac, Sesc e emissoras associadas
Entre 1961 e 1965 houve o Movimento de Educação de Base (MEB) em que a Igreja Católica e o governo Federal usavam um sistema radio educativo.
Em 1970 foi criado o projeto Minerva para produção de textos e programas, conveniados entre Fundação Padre Landell de Moura e Fundação Padre Anchieta.
Em 1972 o Governo Federal envia a Inglaterra um grupo de Educadores que em seu relatório final colocava um grande obstáculo a implantação da Universidade Aberta e a Distância no Brasil.
Na década de 70 a fundação Roberto Marinho entrava com a programação de educação supletiva para 1º e 2º graus
Em 1992, sob a lei 403/92 foi criada a Universidade Aberta de Brasília que podia atingir três campos distintos:
a) Ampliação do conhecimento cultural: organização de cursos específicos de acesso à todos;
b) Educação continuada: Reciclagem Profissional à diversas categorias de trabalhadores e àqueles que já passaram pela universidade;
c) Ensino superior englobando a graduação a pós-graduação
Até o final do século XX a maioria das instituições de Ensino Superior não tinham envolvimento com o EaD.
A consolidação da última reforma educacional Brasileira do ponto legal, foi em 1996 pela lei nº 9394/96 que oficializa na politica nacional a era normativa da educação a distância no país como modalidade validade e equivalente a todos os níveis de ensino. O Ead no mundo não é novidade mas no Brasil, apesar de ter se iniciado no inicio do século passado, ainda é algo que esta amadurecendo, e atualmente em um nível mais rápido.
Hoje em dia, conforme o MEC, há diversos programas que influenciam o Ensino a Distância como a UAB (Universidade Aberta de Brasília) que conforme o site fala que : “...busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Também pretende ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública. Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância.” E cursos como o Pro Infantil: “um curso em nível médio, a distância, na modalidade Normal. Destina-se aos profissionais que atuam em sala de aula da educação infantil, nas creches e pré-escolas das redes públicas – municipais e estaduais – e da rede privada, sem fins lucrativos – comunitárias, filantrópicas ou confessionais – conveniadas ou não, sem a formação específica para o magistério” . O MEC regulariza os cursos de ensino a distância e os polos que podem ser conferidos acessando o SIEAD - Sistema de Consulta de Instituições Credenciadas para Educação a Distância e Polos de Apoio Presencial. (http://siead.mec.gov.br)
As justificativas legais, para toda implantação de ensino à distância, conforme o MEC, aqui no Brasil, as bases legais para a modalidade de educação a distância foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96). Essa modalidade é regulada pelo Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005; pelo Decreto nº 5.773, de maio de 2006; pelo Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007, e pela Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007. Há também diversas regras e portarias especificas ou não para o EaD, como a PORTARIA MINISTERIAL Nº 4.059, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2004 da qual diz que Art.1º §2º Poderão ser ofertadas as disciplinas referidas no caput, integral ou parcialmente, desde que esta oferta não ultrapasse 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso.
É fato dizer que o crescimento do EaD no Brasil vêm alavancando números cada vez maiores, Entre 2008 e 2009, os cursos a distância aumentaram em 30,4%,enquanto os presenciais tiveram um crescimento de 12,5%. Em2001, as matrículas em cursos de graduação EaD correspondiam a 0,2% do total (entre presencial e EaD), em2008, já corresponderam a 14,1% do total, ou seja, um aumento relativo gigantesco de cerca de 70% em sete anos. Segundo o site www.agenciabrasil.ebc.com.br . “A educação a distância (EAD) já responde por 14,6% das matrículas de graduação no ensino superior do país, segundo dados do Censo da Educação Superior de 2010, divulgados hoje (7) pelo Ministério da Educação (MEC). O número de estudantes em busca do diploma atingiu 6.379.299 alunos em 2.377 instituições de ensino superior, que oferecem 29.507 cursos. (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-11-07/educacao-distancia-ja-responde-por-quase-15-das-matriculas-no-ensino-superior) . Isso prova que a opção pelo EaD em universidades vêm crescendo mais e mais e realmente quebrando todo o preconceito com que vinha no passado. Já mesmo em 2007, conforme a reportagem da folha de são Paulo de 10 de setembro de 2007, o site http://www.cead.ufjf.br e diversos outros, apontou resultados animadores para as perspectivas da educação a distância no Brasil. De acordo com o jornal, baseado em informações do Enade, os alunos que ingressaram em cursos com a modalidade a distância, foram melhores, na maioria das áreas, aos dos estudantes que fazem o mesmo curso, mas da maneira tradicional.
O futuro está aí e o Ensino a Distância é representante oficial do que está se tornando a educação em nosso país e mesmo no mundo.
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